sábado, 30 de julho de 2011

Nicolas Winding Refn

Trata-se de um realizador dinamarquês que promete transformar-se  num dos maiores da sua geração e acaba de ganhar o prémio de melhor realizador  no Festival de Cannes com o seu novo filme: Drive. Um guião da Universal que tinha sido esquecido e que se assemelhava ao franchising "Velocidade Furiosa", mas que Refn transformou criando o que alguns qualificam de um hino ao cinema de acção e um clássico em geral.

Normalmente sou bastante desconfiado no que toca a estas frases do tipo "next big thing" mas já tendo visto dois filmes anteriores deste novo menino bonito de Hollywood estou ansioso para ver a su primeira grande produção que não sendo comparável a outros filmes ainda custou algo como 16 milhões de dólares.

A trilogia Pusher consagrou a nivel nacional NWR, mas foi com Bronson e Valhalla Rising que atraiu as atenções da grande industria Norte-Americana. O primeiro foi comparado à "Laranja mecânica" de Kubrick e mesmo sendo claramente inferior, já deixava antever o talento deste jovem realizador.

Valhalla Rising foi uma das experiências cinematográficas  mais desconcertantes que já tive e sinceramente um filme que realmente me custou ver, faz-nos pensar, e desesperar por não conseguir visualizar com certeza que mensagem nos querem transmitir. Com uma violência quase gore, flutua por conceitos religiosos, filosóficos e históricos na descida ao inferno do Viking mais badass que o cinema já viu, One-Eye.
Se gostam de filmes independentes, apreciam cinematografia, ou são hipsters, pseudo-intlectuais ou verdadeiros intelectuais vão gostar e muito deste filme. Se não te encontras nestas categorias esquece!!!
Foi um dos filmes que jamais esquecerei pelos bons e maus motivos, e a ultima vez que ouvi falar de Refn, até agora...

Deixo-vos o trailer:







1 comentário:

  1. Me like muito do trailer. A ver se vejo um dia destes o filme completo =)

    ResponderEliminar