quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mondego

Basta pôr um sotaque inglês para tornar algo especial, até o rio que cruzo todos os dias e ao qual nunca dei a mínima importância parece um lugar mágico. O Mondego não tem motivos para ter vergonha, a sua beleza é digna de um documentário da BBC. 

Trabalho de Daniel Pinheiro no seu projecto final de Mestrado





Doces águas e claras do Mondego,
doce repouso de minha lembrança,
onde a comprida e pérfida esperança
longo tempo após si me trouxe cego:

de vós me aparto; mas, porém, não nego
Que inda a memória longa, que me alcança,
me não deixa de vós fazer mudança;
mas quanto mais me alongo, mais me achego.

Bem pudera Fortuna este instrumento
d' alma levar por terra nova e estranha,
oferecido ao mar remoto e vento;

mas alma, que de cá vos acompanha,
nas asas do ligeiro pensamento,
para vós, águas, voa, e em vós se banha.
Luís Vaz de Camões

Sem comentários:

Enviar um comentário